Queimou e agora?

Como salvar uma comida queimada

Quem nunca acabou queimando uma comida? Por mais atenção que tenhamos, às vezes acontece. Mas não se desespere, ainda dá jeito de recuperar ou consertar. Vamos, lá!

Como salvar uma comida queimada

Primeiro o que precisa saber é o quanto queimou da panela. Se não for toda a comida, ainda tem jeito.

Segundo, precisa saber que tipo de comida queimou.

  • Feijão, Sopa e Ensopados

Retire a panela contendo a comida queimada da fonte de calor o mais rápido possível, usando as luvas com proteção. Isso ajudará a manter o sabor queimado longe do resto do prato que está sendo preparado. Desligue a fonte de calor.

Acione a pia da cozinha, tampe o ralo, e ligue a água fria para que a pia se encha de água o suficiente para cobrir os lados da panela. Coloque a panela na água, com cuidado para não deixar a água entrar na panela. Se não há risco de derramar o conteúdo da panela, você também pode acionar a torneira e deixar a água correndo por cima e pelos lados.

Avalie a quantidade de alimento que está preso ou queimado na panela. Não mexa ou raspe qualquer coisa fora da panela. Sem mexer nas partes queimadas, transfira a comida restante para um prato com uma concha.

Teste o gosto da comida que foi transferida para o prato. Se ainda houver um sabor de queimado ou de fumaça, fumado ou queimado, cubra com um pano úmido por 30 minutos. Prove novamente e determine, a partir deste ponto, se o sabor é palatável ou além do qualquer reparo.

Se a solução acima não funcionou, a estratégia que você tem que usar é mascarar o gosto. Adicione molho extra, temperos, creme de leite, em pequenas quantidades até você mascarar o gosto o máximo possível. Outra opção, de acordo com que estava preparando, é adicionar cebolas ou batatas inteiras e ferver por alguns minutos.

  • Molhos

Não pegue a parte queimada e misture com uma parte da comida que não queimou — ou o prato inteiro vai ficar com gosto de queimado. Faça diferente: pegue o molho queimado e transfira para um novo recipiente, colocando uma batata crua. Deixe de lado por 15 minutos antes de remover a batata. Ela vai absorver o gosto de queimado. Outras técnicas bastante utilizadas na cozinha são colocar um pouco de suco de limão, um pouco de açúcar ou adicionar tomates em conserva ou ainda cebola picada. Todas são técnicas que ajudam a tirar o gosto de queimado da comida.

  • Arroz

Antes de transferir o arroz de uma panela para outra, coloque um pão francês dentro da panela. Depois remova o pão e passe para uma nova panela. Depois de transferir o arroz para uma nova panela, coloque alguns pedaços de cebola na panela para tirar um pouco do gosto de queimado do arroz.

  • Carne

Molhe uma toalha com água quente e torça. Cubra a carne com ela e deixe por cinco minutos antes de raspar a crosta queimada com uma faca.

  • Lentilhas ou Legumes

Um truque muito eficaz para eliminar tanto o cheiro como o sabor de queimado é acrescentar uma folha de alface e deixar que se cozinhe mais uns cinco minutos. Prove e se ainda estiver notando o sabor de queimado, acrescente um pouco de água e deixe no fogo mais uns minutos. Verá como consegue recuperar a comida.

  • Bolo

Deixe esfriar, antes de raspar a parte queimada com uma faca. Cubra o bolo com uma camada fina de cobertura bem mole, para que as migalhas fiquem acentuadas. Depois cubra com outra camada mais grossa.

  • Biscoitos

Use um ralador ao o invés de uma faca para raspar a parte de baixo dos biscoitos. Se você utilizar a faca poderá esmigalhá-los.

  • Leite

Tire o gosto de queimado do leite que pegou no fundo, colocando a panela em água fria e adicionando uma pitada de sal.

Como salvar uma comida queimada
Como salvar uma comida queimada

Em geral o que você pode fazer é:

Em primeiro lugar, é retirar a panela ou frigideira da fonte de calor imediatamente. Quanto mais tempo o alimento permanecer no calor, mais queimado ficará. Coloque as panelas em um recipiente cheio de água fria ou jogue água fria no exterior das mesmas. A água fria deve extirpar o sabor de queimado da panela, retirando-o do alimento.

Depois, você precisa transferir o conteúdo do prato para outra panela, não tente raspar o queimado. Quanto mais tempo o alimento permanecer na panela original, mais queimado ficará. Coloque o prato de volta na fonte de calor se precisar de mais tempo para cozinhar.

Adicione temperos para disfarçar o sabor de queimado. Se o prato pede especiarias como alho, sal ou pimenta em pó, acrescente mais desses temperos para encobrir o gosto de queimado. Prove após em todos as que vez adicionar algo para certificar-se de que os temperos não estão em excesso.

Adicione uma batata crua à comida, se possível for. Lave e descasque a batata e a acrescente-a quando a comida estiver quase no final do cozimento. As batatas têm a propriedade de absorver a maior parte, senão a totalidade, do sabor de queimado. Retire a batata antes de servir o prato.

Acrescente manteiga de amendoim cremosa ao prato. Comece com uma colher de sopa e prove. O óleo e a manteiga de amendoim podem neutralizar e eliminar o sabor de queimado dos alimentos, uma vez que se dissolvem sem deixar o seu sabor. Adicione mais colheres da manteiga ao prato, se necessário, e sirva em seguida.

Raspe o máximo das partes queimadas ou tostadas que puder. Se você queimou carne ou torradas, pegue um garfo ou uma faca e corte toda a parte queimada. As carnes, geralmente, ficam com uma crosta queimada que pode ser cortada, sendo que na camada inferior sempre há uma porção não queimada.