Como Fazer o Feijão Perfeito

Segredos do feijão

O feijão é um alimento que não pode faltar na alimentação dos brasileiros. E junto com o arroz é um alimento completo. Mas para preparar o feijão perfeito tem alguns segredos:

Cozinhar feijão

  1. Escolha um feijão que não esteja muito novo ou muito velho e seco
  1. Coloque o feijão de molho por pelo menos 8 horas, isso irá ajudar a cozinhá-lo mais rápido. Também ajuda a retirar do feijão de algumas substancias que dificultam a digestão do alimento – e aumentam a flatulência. Além de eliminar toxinas com o fitato.

 

  1. Cozinhe de acordo com o tipo de panela:
  • Panela de pressão tradicional:

Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 25 minutos Espere a panela esfriar e retire a pressão levantando a válvula com um garfo. Nunca abra a panela quente e com pressão.

  • Panela de pressão elétrica:

Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 15 minutos Espere a panela esfriar e retire a pressão. Nunca abra a panela quente e com pressão.

 

  • Pegue alguns grãos e veja se eles estão macios se você conseguir amassar com um garfo sem esforço ele esta no ponto, se não volte ele para o fogo sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

 

  • Panela comum:

Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que a água começar a ferver espere 1h e 30min. Acompanhe a quantidade de água e misture vez ou outra. Confira se os grãos estão macios e se estiver é hora de temperar.

 

  1. Refogue e tempere bem. Para um feijão saboroso é muito importante refogar bem e caprichar no tempero.
  2. Caldo grosso é só pegar de meia xícara de grãos já cozidos, amassa-los com um garfo e misture-os novamente à panela. Deixe o feijão em fogo baixo até que o caldo fique da consistência desejada.