Como Fazer Glacê

Como fazer glacê

 

A cobertura é muito importante para que o bolo fique perfeito. E uma cobertura clássica é o glacê, que combina com tudo: seja biscoito, bolo, sobremesas, cupcake e até pavê. Existem vários tipos e receitas de glacê, mas aqui vou ensinar como preparar passo a passo.

Primeiro, é preciso saber que tem dois tipos de básico de glacê: cozido e cru.

Glacê cozido:

É um glacê que precisa ser cozido ou requerem que a calda quente seja adicionada às claras batida (ou às gemas em alguns casos); para um glacê mais saboroso e estável do que a versão crua. Esses glacês produzem uma cobertura leve e macia para cobrirem camadas de bolos clássicos. Tem como base ovos, açúcar e baunilha. Também são conhecidos como glacê sete-minutos, ganache, glacês suíços de creme de manteiga, glacê franceses e glacê italianos.

 

Glacê Merengue Suíço

Ingredientes:

2 xícaras de claras

2 xícaras de açúcar

 

Modo de preparo:

Em uma panela pequena coloque o açúcar e as claras. Leve ao fogo baixo mexendo sem parar até o açúcar se dissolver. Tenha muito cuidado para não cozinhar as claras. Coloque a mistura ainda quente na batedeira e bata em velocidade máxima até que o creme esfrie.

 

Glacê Merengue Italiano

 

Ingredientes:

 

2 claras

3/4 de xícara de açúcar

3 colheres de sopa de água

1 pitada de sal

 

Modo de preparo:

Misture a água com o açúcar em uma panela. Leve ao fogo e deixe ferver, até que fique ligeiramente bronzeada. Bata as claras em neve em velocidade baixa, por 1 ou 2 minutos, e aumente. Quando às claras estiverem bem firmes, sem parar de bater, vá regando as claras com a calda quente. Coloque bem aos poucos, em fio. Depois que toda a calda tiver sido utilizada, continue batendo até que a tigela da batedeira que esfrie.

 

Glacê de chantilly

Ingredientes:

2 colheres de chá de gelatina sem sabor

8 colheres de chá de água fria

2 xícaras de creme de chantilly  bem gelado

4 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de essência de baunilha

 

Modo de preparo:

Refrigere a tigela de mistura e os batedores por cerca de 1 hora. Misture a gelatina sem sabor e água fria em uma panela pequena. Deixe descansar, até engrossar. Coloque a mistura em uma panela em fogo baixo e mexa constantemente até que a gelatina se dissolva. Retire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione creme, açúcar e baunilha na tigela com a mistura refrigerada e, com uma batedeira, misture até que fique, ligeiramente, espesso. Adicione gelatina, gradualmente, à mistura de creme de chantilly, enquanto usa a batedeira em velocidade lenta. Bata em velocidade alta até que a mistura fique firme.

 

Glacê Espelhado

 

Ingredientes:

75 ml de água

150 g de açúcar refinado

150 g de glucose branca de milho

100 g de leite condensado

70 g de massa de gelatina derretida (10 gramas de gelatina incolor em pó + 60 mililitros de água)

150 g de chocolate branco picado

5 g de corante hidrossolúvel

 

Modo de preparo:

Misture a gelatina incolor em pó com a água morna. Reserve essa mistura. Aqueça em fogo médio a água restante, o açúcar e a glucose. Mexa até ferver e a retire do fogo. Em seguida, adicione o leite condensado e então adicione a mistura de gelatina e mexa novamente. Adicione o chocolate branco e misture bem até derreter o chocolate. Acrescente o corante e misture até que a cor seja a mesma em toda a massa.

 

Glacê cru:

É um tipo que exige menos experiência e tempo. Não precisa que nenhum de seus ingredientes seja levado ao fogo. O mais conhecido é glacê real é uma mistura simples de açúcar de confeiteiro e claras de ovos, que cria uma cobertura viscosa que endurece quando se seca. Fondant que são feitos de açúcar, xarope de milho e gelatina que cria uma superfície lisa para a decoração.

 

Glacê Real

Ingredientes:

3 unidades de clara de ovo

4 xícaras de açúcar de confeiteiro

1/2 colher de chá de cremor tártaro

 

Modo de preparo:

 

Bata as claras, o açúcar de confeiteiro e o cremor de tártaro em velocidade baixa até que misturar bem.  Desligue um pouco a batedeira e passe uma espátula na lateral da tigela, descolando a mistura.  Volte a bater em velocidade média, por cerca de 7 a 10 minutos, até que fique bem branca, firme e brilhante.  Caso precise endurecer mais um pouco adicione açúcar de confeiteiro até atingir o ponto.

 

Glacê para Cobertura de BolosComo fazer glacê

Ingredientes:

500 gr de açúcar de confeiteiro

6 colheres de sopa de margarina

3 unidades de clara de ovo em neve

1 colher de sopa  de suco de limão

 

Modo de preparo:

Bata as claras até o ponto de neve firme. Vá adicionando aos poucos o açúcar. Depois, coloque as colheres de margarina. Em seguida, o suco de limão. Deixe bater até ficar consistente.

 

Glacê Fondant

Como fazer glacê

Ingredientes:

250 gr de açúcar de confeiteiro peneirado

2 colheres de sopa de leite

1 colher de chá de suco de limão

 

Modo de preparo:

 

Peneire o açúcar e misture com o  leite aos poucos e o limão. Misture bem ponto de calda bem grossa. Mas tenha atenção que mistura tem que ficar bem grossa mesmo, senão depois ela escorrerá toda.

 

Glacê de Leite Condensado

Ingredientes:

200 gr de manteiga sem sal
1 colher de chá de essência de baunilha
395 gr de leite condensado

Modo de preparo:

Bata a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a baunilha, raspe as laterais da batedeira, e acrescente o leite condensado aos poucos na velocidade máxima. E bata por aproximadamente 8 minutos, até ficar bem encorpado.

 

Glacê de Leite em Pó

Como fazer glacê

Ingredientes

2 xícaras de leite em pó

1 e 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

1/2 xícara de água bem gelada

1 colher de sopa rasa de emulsificante

Corante alimentício (opcional)

Modo de preparo:

Misture o leite, o açúcar de confeiteiro, o emulsificante e a água até ficar homogêneo. Bata em velocidade alta até ficar bem consistente, por aproximadamente de 4 a 7 minutos. Adicione o corante aos poucos e bata até chegar na cor desejada.

 

Glacê de Manteiga

 

Ingredientes:

200 gr de manteiga sem sal

1 colher de chá de essência de baunilha

1 lata de leite condensado

 

Modo de preparo:

Coloque a manteiga na batedeira e bata em velocidade alta até a manteiga ficar clara. Em seguida adicione a essência e bata mais um pouco, apenas para misturar. Continue batendo e vá colocando o leite condensado aos poucos, bem devagar. Bata bem até obter um creme espesso.